Matrícula SEDU ES 2024

A Secretaria Estadual do Espírito Santo vem se modernizando ano após anos, e o principal objetivo é fortalecer os vínculos entre os alunos e as instituições de ensino, algo muito importante durante a pandemia de Covid-19 e que vem se estendendo na contemporaneidade.

Caso você esteja interessado em fazer a sua Matrícula SEDU ES 2024, garanta o quanto antes a sua inscrição no portal e aproveite todas as possibilidades!

Matrícula SEDU ES 2024
Matrícula SEDU ES 2024

Matrícula Online SEDU ES 2024

A matrícula SEDU ES 2024 é bastante requisitada, até por conta do número reduzido de instituições de ensino nesta região. Deste modo, é conveniente afirmar a necessidade da escolha da época certa para essa ação.

Na verdade, você pode recorrer ao programa educacional mais apropriado ao nível educacional do seu filho sem precisar se deslocar até a escola e por isso há tantos benefícios inerentes a essa formalização.

A grosso modo, preparamos um guia completo para te ajudar a encontrar a vaga certa para o seu filho para o próximo ano letivo. Confira só:

  1. Em primeiro lugar, acesse a Matrícula Online SEDU ES 2024 a partir do site oficial da Secretaria Estadual do Espírito Santo;
  2. Você encontrará um amplo menu na aba esquerda do site;
  3. Basta rolar até o final para encontrar a opção “Faça a sua matrícula”;
  4. No formulário disponibilizado, indique todas as informações do aluno partindo do nome completo e documentos;
  5. Lembre-se de informar um e-mail válido e o número de telefone celular atualizado;
  6. Selecione a escola desejada, o nível escolar e o turno preferido;
  7. Agora, releia para ver se todas as informações colocadas no sistema estão corretas e clique em “Confirmar”;
  8. A última etapa consistirá em aguardar o sistema te informar via E-mail ou SMS;
  9. Caso não obtenha êxito, haverá a possibilidade de entrar novamente no portal e selecionar o campo “Consultas” e depois “Resultados”;
  10. Averígue em qual escola o seu filho foi selecionado para dar continuidade ao processo de preenchimento da vaga e assinatura do contrato da pré matrícula.

Portal do Aluno SEDU ES

Diferentemente de outros estado, o Portal do Aluno SEDU ES não se encontra dentro da plataforma oficial da Secretaria Estadual do Espírito Santo, mas sim conta com um sistema próprio disponibilizado para aqueles que já realizaram a sua matrícula e assinaram o contrato na escola.

Nesta conjuntura, você precisará ter um acesso liberado ao Sistema Estadual de Gestão Escolar (SEGES) do Espírito Santo e assim conseguir aproveitar todas as facilidades desta plataforma.

Sendo assim, pode-se acessar uma série de benefícios indispensáveis, tais como:

  • Boletim online;
  • Solicitar transferências;
  • Realizar a rematrícula ou matrícula web;
  • Acessar notificações;
  • Tirar dúvidas;
  • Consultar editais e o calendário letivo vigente.

Para tanto, você precisa necessariamente estar cadastrado na plataforma educacional. Deseja saber como passar por essa etapa? Então confira nosso passo a passo com o máximo de atenção:

  1. Vá até a plataforma do Sistema Estadual de Gestão Escolar;
  2. Primeiramente, informe seu CPF e senha. Caso não tenha, será necessário criar um cadastro em “Inscrição”;
  3. Indique todos os dados solicitados pelo sistema e passe pela etapa de segurança selecionado o campo “Não sou um robô”;
  4. Neste momento, basta clicar em “Concluir” para ser redirecionado até o menu inicial;
  5. Posteriormente, informe ao sistema o CPF e a senha escolhida recentemente;
  6. Clique em “Ok” e pronto, você terá o acesso para navegar como quiser pelo Portal do Aluno SEDU ES.
  • Confira, ainda, como obter o boletim escolar através do SIGEDUCA.

Documentos Necessários

É sempre importantíssimo informar todos os documentos exigidos pelo sistema, ou caso contrário, você poderá perder a oportunidade de selecionar uma escola próxima da sua residência com o máximo de antecedência.

Por isso, faz todo o sentido se organizar para evitar contratempos, inclusive em casos de documentos desatualizados. Leve em consideração a nossa listagem de documentos e se organize o quanto antes:

  • RG e CPF do educando (cópia e original);
  • CPF dos pais ou responsável legal (cópia e original);
  • Documento de identificação com foto dos pais ou responsável legal, podendo ser RG ou carteira de habilitação (cópia e original);
  • Comprovante de residência atualizado (cópia);
  • Carteirinha de vacinação (para educandos menores 6 anos de idade);
  • Declaração ou histórico escolar;
  • Comprovante impresso da pré matrícula.

Tome nota: Cada instituição de ensino pode exigir documentações e comprovantes adicionais de acordo com a demanda municipal, além de existir dissemelhanças entre cada nível educacional. Lembre-se disso e evite problemas futuros!

Boletim Escolar Online Espírito Santo

Por último, você pode ainda estar com dúvidas sobre como acessar o seu boletim escolar. Contudo, saiba que esse processo também é bastante prático e pode ser completado todos os semestres por parte de estudantes do ensino fundamental (I e II), médio, educação especial e EJA (Educação para Jovens e Adultos).

No geral, essa disponibilização é ágil e totalmente sigilosa ao aluno. Aliás, esse fator prevalece como uma escolha apropriada para todos os interessados em reduzir as limitações opostas pelo formato tradicional de apresentação do boletim.

Entenda como é fácil e rápido obter o boletim escolar online Espírito Santo através do site do SEGES ES:

  1. Faça um novo acesso ao seu Portal do Aluno SEDU ES com os mesmos dados cadastrados anteriormente;
  2. Confirme o procedimento de segurança e clique em “Ok” para entrar;
  3. Posteriormente, aguarde o sistema carregar a sua página e comece navegar, lembrando de verificar se há alguma nova notificação do sistema;
  4. Em seguida, busque no menu superior por “Consultas”;
  5. Ademais, clique em “Boletim” ou “Boletim Online”;
  6. Em ambos os casos, você será direcionado para um novo menu de busca onde você deve inserir o nome completo do aluno, R.A. escolar, semestre e o ano letivo;
  7. Selecione “Avançar” e aguarde o sistema buscar por seu boletim online;
  8. Verifique todas as notas e os percentuais de falta relacionados ao aluno em questão. Lembre-se que esse dado é apresentado de acordo com cada matéria;
  9. Por último, clique em “Emitir” e faça a emissão do documento físico para quem prefere ter um controle tradicional.

Tal ação é de grande valia uma vez que as escolas estão reduzindo os períodos de entrega dos boletins convencionais. Isso significa que a tendência para os próximos anos seja a apresentação específica do boletim escolar online no Espírito Santo, bem como em demais regiões do país.

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Carolina Brito
Carolina Brito

Carolina Brito é pedagoga, e especialista em produção de conteúdo para web, atuando desde 2019 como redatora, onde compartilha informações atualizadas sobre o processo de matrícula escolar de crianças e adolescentes em todos os estados brasileiros através de plataformas virtuais.

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